15 maio, 2019

 • Cadeiras de rodas

Prescrição de cadeira de rodas com profissional apto é primordial para o usuário.

Cadeira de rodas não é um simples produto, é mudança na qualidade de vida

Hoje no Brasil, são poucas as lojas e poucos usuários que sabem o quão  imprescindível é uma prescrição de cadeira de rodas adequada, realizada por um profissional que  não só tenha conhecimentos sobre os diversos tipos de limitações funcionais decorrentes de uma doença ou trauma, mas que conheça  quais equipamentos  são mais adequados para cada tipo de limitação, que esteja por dentro do que o mercado tem a oferecer e, principalmente, que saiba como  prescrever adequadamente.

Cadeira de rodas não se trata somente de um produto, ela permite que uma pessoa com deficiência tenha mobilidade, saúde e participe plenamente da vida de sua comunidade. É fator catalisador para maior independência e integração social. Uma cadeira de rodas proporciona, além da mobilidade, benefícios para a saúde física, mental e para a qualidade de vida do usuário. Aliada ao treinamento adequado, uma cadeira de rodas pode reduzir problemas como ulceras de pressão, progressão de deformidades ou contraturas e outras. Uma cadeira de rodas com almofada apropriada muitas vezes previne a morte prematura de pessoas com lesão medular e condições similares. É um dispositivo que faz diferença entre a vida e a morte

E para o cadeirante, não basta ele somente  sentar em uma cadeira e sair por aí rolando, ou como alguns podem pensar “cadeira de rodas é tudo a mesma coisa”. Ele necessita dela para sua mobilidade, para melhorar sua independência e autonomia e aumentar sua auto-estima. A cadeira de rodas precisa ser confortável, já que ele ficará a maior parte do tempo nela, e deve ser entendida como uma extensão do seu corpo.

Passos para uma boa prescrição

Primeiramente um exame  físico inicial, com o paciente sentado na sua cadeira de rodas, pode nos dar muitos indicativos sobre a sua postura, posição da cabeça, equilíbrio estático e dinâmico, mobilidade dos membros superiores, o tipo manuseio e propulsão da cadeira de rodas, como realiza as transferências e,  junto a isso, observar quais as possibilidades de ajustes a cadeira de rodas proporciona. A continuidade dessa avaliação física também passa pela observação das amplitudes de movimento ativas e passivas, avaliação sensitiva e pela observação da integridade cutânea (se tem histórico de úlceras por pressão)  .  A partir daí, com uma boa conversa  já saberemos quem é ele, o que faz, o que fez, o que quer fazer, enfim a sua história, e quais as suas expectativas sobre a aquisição de um novo equipamento.

São muitos detalhes e informações que devem ser consideradas na prescrição de cadeira de rodas, sabemos disso, por isso, nos acompanhe nas redes sociais que sempre postaremos informações valiosas para quem quer comprar uma cadeira de rodas, para quem quer ajudar uma amigo ou familiar cadeirante e para quem vende as cadeiras de rodas, pois nosso objetivo é aumentar a participação e mobilidade das pessoas com deficiência, para consequentemente aumentar a acessibilidade e garantir os direitos humanos básicos para todos.

Contato


Rua Benedito Luiz Rodrigues, 499

Bairro Nova Petrópolis - 09770-590

São Bernardo do Campo - SP

+55 11 4330-0659